FAQ->Ordens individuais-Espírito de Equipa-Promoção..[PT]

Moderators: Moderator, Portuguese Moderators

Post Reply
User avatar
Nespereira
Team President
Posts: 936
Joined: Sun Mar 06, 2005 2:37 am
Location: Portugal

FAQ->Ordens individuais-Espírito de Equipa-Promoção..[PT]

Post by Nespereira » Wed Aug 30, 2006 5:10 am

FAQ Soccerproject - Traduzido para português por mim(Nespereira), qualquer incorrecção respondam a este tópico ou mandem-me uma mensagem, o original em inglês está aqui:
http://forum.soccerproject.com/viewtopic.php?t=10361

Nota: Se tu não encontrares a solução para as tuas dúvidas neste FAQ, deves ler as regras em www.soccerproject.com. E se ainda assim não encontrares a resposta, tu deves perguntar aqui no fórum.

Assuntos neste FAQ:
Espírito de equipa
Jogadores e Transferências
Centro de formação
Treino
Jogos e ratings
Estádio
Ordens individuais
Promoção e descida de divisão
Dicas para principiantes

§ Espírito de equipa


Quanto mais alto for este valor, melhor desempenho terá e a tua equipa e mais fácil será ganhar jogos.

Aumenta:
- Jogos da liga e da taça (+2% por vitória, +1% por empate ou derrota)
- Jogos de torneio amigável (sempre +1%)
- Jogos amigáveis (+0.75% por vitória, +0.5% por derrota ou empate)

Diminui:
- Transferências
- Se a qualidade do campo é menor que 60% tu perdes uma certa quantidade de Espírito de equipa.
- Simulação da nova época: -10% do actual espírito de equipa

Não muda:
- Quando recebes um novo jogador das camadas jovens
- Quando despedes um jogador ou um membro do staff

§ Jogadores e Transferências

A posição de um jogador, é a posição que ele prefere. Nesta posição ele actuará no seu melhor. Noutras posições o seu desempenho será menor. Esta diminuição de desempenho depende da posição, quanto mais ele está longe da sua posição normal, menor será o seu desempenho.
SW: isto significa libero. Ele irá apenas actuar ao seu melhor quando joga numa defesa com 5 defesas, nesta ordem: LB-CB-SW-CB-RB. Tu podes também pô-lo numa posição de CB, mas então ele irá actuar 5-6 pontos pior.
O desempenho dos jogadores depende da sua idade. Um jogador de 17 anos não joga tão bem quanto um jogador de 25 anos. Jogadores de campo irão actuar no seu melhor quando têm entre 20-30 anos. Para os guarda redes, esta idade é um pouco maior: 23-33 anos. Jogadores irão também recuperar menos forma(condição física) quando eles são muito jovens ou muito velhos.
Jogadores dos 21 aos 28 anos recuperam 15% de forma(condição física) durante a simulação das 4h (CET). Para jogadores mais novos que 21 anos, e os de 29 anos ou
mais a recuperação de forma(condição física) é de apenas 10%. E se os jogadores ficam mesmo velhos : +33, a sua forma(condição física) aumenta apenas 5%.
Lesões podem ocorrer durante jogos, mas também durante o treino. A probabilidade de um jogador se lesionar. depende da qualidade do teu fisioterapeuta, da forma(condição física) dos teus jogadores, e de uma característica especial(invisível): “sensibilidade de lesão”. Sobre o fisioterapeuta: quanto maior é o seu rating, menor a probabilidade dos teus jogadores se lesionarem. O número de dias que uma lesão demora a ser debelada é apenas uma estimativa do teu doutor. Um doutor de 100% irá ter uma melhor estimativa que um doutor de 50%, MAS continua a existir a hipótese dele estar errado. Isto pode ser negativo (o jogador está mais tempo lesionado), mas também pode ser positivo (ele irá estar curado antes do tempo estimado).
Características: um jogador pode treinar as suas características até estarem a vermelho. Então elas chegam ao seu máximo. O número máximo de jogadores que podemos ter é 45. Apenas existe uma excepção a isto: podes continuar a receber jogadores das camadas jovens, sem número limite. Se tiveres 35 jogadores no plantel, não podes comprar mais nenhum. Então para chegares aos 45, tu precisas de ter 34 jogadores e um olheiro de 100%. Com esse olheiro de 100% poderás colocar 11 propostas por jogadores ao mesmo tempo. Então se todos eles aceitarem transferir-se terás os 45 jogadores.
Transferências: Dentro de um período de 2 épocas, tu podes comprar apenas um jogador da mesma equipa. A não ser que sejas sócio SPFA. (mais informação: Manager-SPFA-O que é?)
Então tu podes comprar 3 jogadores da mesma equipa nesse período de 2 épocas. Para vender jogadores a uma e á mesma equipa, tu tens que te colocar no lugar do comprador. Então se ele tem SPFA, tu podes-lhe vender 3 jogadores. Se não, apenas um.

§ Centro de formação

Há 3 diferentes tipos de centros de formação: simples, profissional e ultra-moderno. O período entre 2 jogadores jovens promovidos depende do tipo de centro de centro de formação que tens. Respectivamente, todos 60, 30 ou 20 dias tu recebes uma mensagem acerca do teu jogador jovem promovido.
Um clube começa com um centro de formação, e enquanto a construção de um centro de formação simples decorre, nenhum outro jovem jogador será treinado(promovido). Depois de acabar a construção, o 1º período de treino começa. Tu podes esperar a 1ª promoção de jogador em 20 dias, se ele for suficientemente bom irá juntar-se ao teu clube. Entretanto é possível começar a construção de melhoramentos.
Cada vez que um jogador jovem é promovido, um novo período começa. A duração deste período, depende do actual centro de formação que o clube possui. Por exemplo se um clube tem um centro de formação profissional, o período será de aproximadamente de 30 dias.
A finalização de um melhoramento do centro de formação, não muda o período. Apenas quando um novo jogador é promovido, um novo período começa, e a equipa irá beneficiar da sua melhorada infraestrutura. Jogadores promovidos do centro de formação irão ter a mesma nacionalidade do seu treinador.
O nível do teu jogador jovem promovido depende do teu coordenador de formação. Quão melhor ele é, maior a probabilidade de que o jogador promovido chegue a um rating geral elevado.
Não interessa se tu chegas ao máximo número de jogadores (45), tu podes ainda promover jogadores.

§ Treino

Tu podes escolher entre um treino automático (decidido pelo teu treinador) e o teu próprio treino. Com o treino automático, a qualidade do programa depende a qualidade do teu treinador. Em condições óptimas, as características principais(características a negrito) são treinadas em primeiro lugar e depois quando estão ao máximo ele treina as características mais baixas.
Então tu tens que actualizar frequentemente para que ele mude para outra característica. A velocidade do treino também depende a característica do teu treinador. Um treinador de 100%, treina 2% a característica seleccionada em cada treino. Mas por causa dos números atrás da virgula, que nós como treinadores não podemos ver, a subida da característica pode apenas ser de 1%. Outra coisa que influencia a velocidade do treino é a idade do jogador. Jogadores entre 20 e 30 anos treinam mais rápido que jogadores abaixo de 20 ou 30 anos. Os jogadores treinam em cada simulação, quer joguem ou não.

§ Jogos e ratings

Jogar jogos tem um efeito negativo na forma(condição física) dos jogadores, mas uma influência positiva na moral dos jogadores (+5%). Jogadores que jogam um jogo com forma baixa, têm uma maior probabilidade de se lesionarem. E moral alta significa melhor desempenho do jogador. Os ratings que uma equipa recebe durante o jogo (defesa, meio campo e ataque) são baseados no desempenho dos jogadores, espírito de equipa, agressão e a táctica que tu escolhes. O desempenho individual por outro lado é baseado nas características do jogador, a sua forma(condição física), a sua agressão e as suas ordens individuais. A agressão que seleccionas para um jogo apenas tem influência no número de cartões que recebes,e o rating de cada linha(defesa-meio campo-ataque). Não tem nada a ver com a probabilidade de lesionar os teus oponentes.

Sobre jogos amigáveis:

* Cartões vermelhos recebidos num amigável não contam para suspensão. O mesmo para torneios amigáveis.
* Quando te inscreves num torneio amigável, é impossível cancelar a inscrição. Apenas o organizador do torneio amigável pode decidir cancelar o torneio amigável.
* Todos se podem inscrever em 5 torneios amigáveis, mas sócios SPFA podem participar em 9 ao mesmo tempo.

Distribuição do prémio monetário dos torneios amigáveis:
1º lugar: 50%
2º lugar: 25%
3º e 4º lugar: 12.5%
(o total do dinheiro das inscrições, é o dinheiro que será dividido)

§ Estádio

O estádio é importante para todos os clubes. Não é apenas para dar à tua equipa um local para jogar os teus jogos, também os teus adeptos têm que se sentir confortáveis e apoiarem a equipa. Se ganhas muito, a tua legião de adeptos irá crescer. Então é necessário expandir o teu estádio regularmente. Fazendo isto é muito importante pensar nas percentagens entre o número de lugares e outras coisas como casas de banho, estacionamento,... Estas percentagens são aproximadamente estas:
- Estacionamento: 35-40% da capacidade(nº de lugares do estádio)
- Casas de banho: 1-1.5% da capacidade(nº de lugares do estádio)
- Bares: +/- 0.5% da capacidade(nº de lugares do estádio)

O relvado é muito importante, influenciando o teu espírito de equipa e desempenho.
Quando tu tens um campo com qualidade baixa, poderás perder espírito de equipa, receber uma multa, ou perder por falta.
Uma grande fonte de lucros no teu estádio são os placares de publicidade. Cada patrocinador faz-te uma oferta de uma certa quantia monetária por determinado tempo de publicidade. As ofertas mudam diariamente. Então é importante ser paciente para esperar por uma grande oferta.
Abaixo de 10.00 lugares: por cada 1.000 lugares recebes um placar(vaga) para publicidade. A única excepção é quando tens 4.000 lugares, então tu tens 5 vagas para publicidade. Quando estás acima de 10.000 lugares, recebes 1 vaga para publicidade por cada 2.000 lugares.

§ Ordens individuais
Tu podes encontrar as ordens individuais na tua táctica. Não é necessário usá-las em todos os jogos. Elas apenas adicionam uma flexibilidade é tua forma de jogar. Isto faz com que seja mais complicado para o teu adversário prever a tua táctica. Então é muito importante perceber esta característica muito bem.

As regras são definidas assim:

Ordens individuais : Há 2 tipos de ordens individuais, que podes dar aos teus jogadores, ambas são explicadas abaixo.
• Ofensivo/defensivo: A contribuição de um jogador para uma linha é desviada para outra linha. Por outras palavras: um defesa posto na ofensivo irá contribuir um pouco para o meio campo mas menos para a defesa.
• Ordens individuais reais: Estas funcionam melhor para jogadores com características particulares. Para cada ordem a influência de algumas características é aumentada, e a influência de outras é diminuída.

o Jogar com os pés : Guarda redes
+ : Jogar com os pés, Velocidade
- : Reflexos, Coragem
o Jogar pela alas : Meio campo esquerdo e direito, defesa lateral esquerda e direita
+ : Passe, Velocidade
- : Força, Jogo de cabeça
o Jogada individual : Todos os atacantes
+ : Instinto
- : Desarme
o Referência : Avançados centrais
+ : Força, Jogo de cabeça
- : Remate, Desarme
o Jogada individual : Todos os avançados
+ : Remate, Desarme
- : Jogo de cabeça, Passe
o Sair a jogar : Todos os defesas
+ : Passe
- : Desarme
o Passe: Todos os médios
- : Jogo de cabeça, Remate

Como é dito nas regras, há 2 tipos de ordens individuais:

* Ordens posicionais
* Ordens baseadas nas características

Ordens posicionais
Estas não são difíceis de serem entendidas, porque tu só tens duas opções.

*ofensivo => aumenta a próxima linha, diminui a actual
*defensivo => aumenta a linha anterior, diminui a actual

(e.g.: médio como ofensivo: mais forte o ataque, mas mais fraco o meio campo.)

Observação importante: isto não tem influência no desempenho do jogador individualmente.

Ordens baseadas nas características
Claro que é diferente quando tu queres usar uma ordem baseada nas características. Isto representa quantidade em vez de qualidade. Então isso não faz o teu jogador correr mais rápido (aumenta a sua característica) mas deixa-o correr MAIS. A única coisa que tu tens que fazer é contar.

Exemplo: um CM com estas características:

Cabeceamento: 80
Passe: 95
Criatividade: 95

Quando tu agora olhas para as ordens individuais dos CM’s, tu vês que a única ordem que eles podem usar é o passe. Passe aumenta a criatividade e o passe, mas diminui o cabeceamento e o remate. Então este jogador tem um total de 190 pontos nas características que irão descer com esta ordem, e apenas 150 nas características que irão diminuir. Então a correcta ordem baseada nas características é o passe.
Então começa a experimentar as ordens que fazem os teus jogadores terem um melhor desempenho. Para fazê-lo mais facilmente, Peja e OscarCookie desenvolveram uma ferramenta para o SP:
http://spmt.sohosted.com/index.php .

§ Promoção e descida de divisão
Neste tópico tu podes encontrar o prémio que é recebido quando tu acabas a época nos primeiros 5 lugares 1-5.

Porque é complicado para muitos treinadores verem em que divisão eles irão estar na próxima época, Peja fez um ficheiro Excel para te ajudar a encontrar. Aqui tu podes encontrar o ficheiro Excel:
http://users.pandora.be/Peja/Degradatie_promotie.xls

§ Dicas para principiantes

O teu Staff: Primeiro, faz sempre por ter um conjunto de assistentes completo!(não apenas um treinador, fisioterapeuta e um doutor)
Então envia-os a todos em cursos, até que eles cheguem aos 100%. Isto é muito importante para ti e para a tua equipa!

Teu treino: Todo o jogador tem duas características principais (as duas características mais importantes estão a negrito). Treina todos os teus jogadores nestas características principais até que as características estejam a vermelho. Então treina-os em resistência até que chegue +- 50%. Depois disto podes começar o treino no que quiseres, se a resistência se mantiver abaixo de 50% e as características principais estiverem completamente treinadas. Desta maneira tu tens uma ideia de quão bom o teu jogador será (características principais) e tu podes deixá-lo jogar sem perder muita forma(condição física), devido à alta resistência.

Tuas transferências: A maneira mais inteligente de fazer transferências é comprar um bom jogador na posição central de cada linha.
Quero dizer: um GK, um CB, um CM e um CF.
Faz por ter a certeza que eles têm o rating geral de pelo menos 60%, não são velhos demais e não têm agressão alta(máximo 70%).

Os teus jovens: Investir nos jovens é uma coisa inteligente. Quanto mais cedo começares com isso, melhor!
Jogadores do teu centro de formação são jovens, e têm maior hipóteses de se tornar em bons jogadores. O meu primeiro jovem jogador chegou a 87% de rating geral!

Os teus jogadores do banco: Faz por teres sempre 2 partidas por dia. Desta maneira a tua equipa A e B pode jogar muito. Nos Domingos, não deves jogar. De maneira a que a forma(condição física) dos teus jogadores se mantenha em forma. Eu recomendo a que não jogues em torneios amigáveis por agora. Tu estarias apenas a perder dinheiro, e não podes controlar as datas das partidas. Amigáveis são muitos bons. Um amigável não tem preço, tu podes fazer o que quiseres sem consequências (excepto lesões).

Uma última dica: sê muito muito cuidadoso com o teu dinheiro. Ele foge muito rápido, e na divisão G ou H é certo que não é nada fácil fazer algum dinheiro.

Obrigado ao Bull (Ordens individuais), Snoop (Espírito equipa), krcgenk e akki (Actualizações), Anthony1989, Gadlfly Fc e lolo13 (dicas para principiantes)

Para adicionar algo a estes FAQ’s ou correcções, podes mandar a mensagem privada a um dos moderadores(http://forum.soccerproject.com/groupcp.php?g=7).

Post Reply

Return to “Tudo sobre o SP / Questões (pt)”