O que fazer no inicio da carreira no SP?

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Nespereira
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O que fazer no inicio da carreira no SP?

Post by Nespereira »

O que fazer no inicio da carreira no SP?

Ora viva.

Durante os primeiros dias irás receber algumas dicas na caixa de correio do SP. No entanto, posso ir adiantando algumas coisas.
  • Não faças transferências (de qualquer maneira, também não as poderias fazer durante a primeira semana). Os teus jogadores podem parecer fracos, mas com treino eles evoluem. Se então decidires que não fazem falta, podes vendê-los (e contratar novos), mas primeiro é preciso ter noção do valor médio de um jogador, e isso depende das flutuações do mercado. Com alguma experiência poderás chegar lá.
  • Quanto ao treino, convém contratar rapidamente um treinador adjunto (Equipa -> Assistentes -> Treinador) e inscrevê-lo num curso de formação até atingir 100% de rating. Quanto melhor o rating, mais depressa os jogadores treinam. Há cinco simulações por dia (03h00, 09h00, 13h00, 17h00 e 21h00), durante as quais os jogadores treinam e são simulados os jogos. É também importante preencher as outras vagas (Olheiro, Médico, Tratador de Relva...) Uma nota especial tem a ver com o Coordenador de Formação. É ele quem está no comando do centro de camadas jovens do clube e a nacionalidade dos jogadores jovens que receberes é a nacionalidade do coordenador de formação. Daí que talvez prefiras um coordenador português.
  • Falando de jogadores jovens, é importante investir num Centro de Formação (Equipa -> Estádio -> Centro de Formação). €500.000 pode parecer muito (não sei quanto terás agora, em média começa-se com qualquer coisa entre 1 e 3 Milhões de Euros), mas quando totalmente evoluído (e existem três estados de centro: simples, profissional e ultra-moderno) poderás receber até 3 jogadores jovens por época.
  • Poderás vir a ser convidado ou sentires-te tentado a participar em torneios amigáveis. Não convém, porque normalmente há uma taxa de admissão (o "bolo" será repartido pelas quatro melhores equipas), e provavelmente não irias (ainda) conseguir ganhar algum. É preferível jogar alguns jogos amigáveis, e isto porque dão experiência aos jogadores, e também permite rodar os menos utilizados e evitar que percam muita moral. Há uma lista de equipas disponíveis para participar em amigáveis em Jogos -> Amigáveis -> Jogo -> Lagoa. Tem cuidado ao escolher o adversário, e procura algum do teu nível, pois quando perdes jogos a satisfação dos adeptos diminui (e consequentemente terás menos adeptos nos jogos, logo menos receita de bilheteira). Claro que quando ganhas a satisfação dos adeptos aumenta.
  • Falado em bilheteira, temos o estádio. Uma importante fonte de rendimento são os placares publicitários (Equipa -> Estádio -> Placares Publicitários). Começas com 5 espaços e à medida que expandes o estádio terás mais placares. Há dois tipos de "agências" que fazem publicidade nos placares: Sanmax/Comunidade Lituana (estes placares dão mais receita, mas ocupam mais tempo) e os SoccerProject.com (que têm um valor fixo - €9.000 na Divisão H, €9.750 na G... - por um tempo variável). Há que fazer as contas para ver quais são mais rentáveis. No menu de ofertas de publicidade, tens o indicador de preço e de dias. Qualquer coisa como:

    Code: Select all

    Sanmax             € 127.000  32
    SoccerProject.com  € 9.000     2
    ...
    Aqui o placar Sanmax parece ser mais vantajoso, mas o que isto significa é que te irá ocupar um lugar durante 32 dias, em troca de €127.000, pagos imediatamente. Isto traduz-se num pagamento de cerca de €3968 por dia, enquanto que o placar do SoccerProject paga €4500 por dia. Logo, o úlitmo é mais rentável. Nem sempre é assim, e por vezes é o do Sanmax que é mais vantajoso. É então preciso fazer as contas antes de assinar um contrato.
  • Por falar em contratos, vamos voltar aos jogadores (eu vou colocando as coisas à medida que me vou lembrando). Eles deverão estar a receber €300 por jogo. Isto não é um prémio de comparência. Como tens 23 jogadores, e todos a ganhar o mesmo, após cada jogo da liga (ou Taça SP) terás que pagar 23 x €300 (= €6900) em ordenados. Multiplica este valor por 30 (número de jogos da liga numa época) e terás que pagar €207.000. A boa notícia é que podes diminuir este valor. Em Equipa -> Jogadores -> Contratos, podes oferecer novos contratos aos jogadores clicando no símbolo Image. Quanto menos tempo os jogadores tiverem restante no seu contrato, menos irão exigir. Em alguns casos, poderás vir a conseguir uma redução de até 50%. Oferece sempre contratos de 3 anos. Isto porque, quanto maior a duração do contrato, menos vão os jogadores exigir, e também porque estarás a segurar os jogadores durante mais tempo com um valor baixo, pois quanto melhores forem, logicamente que vai ser preciso um maior ordenado para ficarem satisfeitos. Não te preocupes que os jogadores nunca irão reclamar de terem um contrato fraco, nem há perigo de outros clubes contratarem os jogadores sem tu quereres, a não ser que o contrato expire. E se estiver quase a expirar, receberás um aviso.
  • Passemos aos jogos. Idealmente quererás colocar a melhor equipa em campo, mas como já disse, é preciso rodar jogadores, nem que seja em amigáveis. Uma boa maneira de saber qual é a melhor formação é o programa SPMT. Está disponível em Português e disponibiliza muita informação sobre a equipa e não só, indicando qual o mínimo valor de contrato que os jogadores deverão aceitar, qual deverá ser o preço dos bilhetes, qual o atributo secreto de um jogador (já explico o que isto é) e, entre muito mais, qual a melhor equipa e formação com os jogadores disponíveis. Tem em atenção a rigidez do árbitro (podes vê-la quando estiveres a definir a equipa em Equipa -> Jogos -> Calendário -> Definir e clicando ou pousando o rato no nome do árbitro. Se o árbitro fôr muito rígido, diminui a agressividade da equipa. Poderás pensar que será melhor manter sempre a agressividade em 0, mas isso não é verdade. Quanto maior a agressividade da equipa, melhor vão os jogadores jogar. É claro que não convém exagerar, dado o risco de cartões. Existe uma fórmula não-oficial, que é: 200 = Agressividade do árbitro + Agressividade do jogador mais agressivo da equipa + Agressividade da equipa; de onde poderás extrair o valor óptimo para a agressividade da equipa.
  • Falei em "atributo secreto". Este é um atributo que não está visível no jogo, mas que influencia o rating geral (RG) de um jogador. Podes ter o caso de haver dois jogadores com exactamente o memos valor em todos os atributos visíveis, incluindo Moral e Experiência, mas um ter um RG mais alto devido ao seu atributo secreto. No entanto, a fórmula foi decifrada e está disponível no programa SPMT. É importante na compra de jogadores, principalmente jovens nãotreinados, pois um jogador com um baixo atributo secreto será - em média - pior que um jogador com atributo secreto elevado.
Se te entenderes com o inglês, visita o site http://www.sptips.co.nr/, que tem bastantes dicas apesar de ainda não estar completo, ou a Comunidade de Língua Inglesa em http://sp-eng.co.uk/. Visita outras partes do fórum, têm muitas perguntas respondidas.

E boa sorte.

Texto escrito pelo user: Zé da Silva
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