Ajuda: Transferências

Moderators: Moderator, Portuguese Moderators

Post Reply
Zé da Silva
Member of the Soccer Project Association
Posts: 1091
Joined: Mon Jul 31, 2006 7:55 pm
Location: 127.0.0.1
Contact:

Ajuda: Transferências

Post by Zé da Silva »

Já referi alguma coisa no tópico Ajuda: Orçamento, mas fica aqui ajuda com um maior detalhe.
  • Quando vendes jogadores:
    Transferências de jogadores podem ser uma excelente fonte de rendimento - se feitas correctamente. Recomendo o seguinte para a venda de jogadores:
    • Se a tua equipa tiver 16 ou menos jogadores, não podes vender ninguém.
    • Analisa a lista de transferências Equipa :arrow: Transferências :arrow: Vista Global e vê por quanto estão a ser vendidos jogadores como o(s) que queres vender. Isto dará uma visão aproximada do que poderás esperar receber.
    • Deixa o jogador na lista de transferências até ser automaticamente vendido. Há treinadores que gostam de deixar as suas ofertas para o último instante. Portanto, podes quase ignorar o facto de o jogador estar na lista de transferências.
    • Quando um jogador é posto à venda, a sua moral desce (à volta de 25%). Isto tem um efeito negativo no seu rating geral (1/2%), o que faz com que, à primeira vista, o jogador não pareça tão bom. Portanto usa bastante os jogadores que estejam à venda, principalmente em jogos da liga.
    • Poderás receber mensagens de treinadores que propõem um acordo (oferecem um valor bastante acima do que estás a pedir em troca de venderes o jogador imediatamente a essa equipa), porque é possível vender um jogador quando quiseres, desde que tenha estado pelo menos dois dias na lista de transferências). Normalmente esses acordos são propostos por treinadores mais experientes, que sabem que teriam que gastar mais numa situação normal, pelo que (regra geral) se deve recusar esses acordos. Podes, no entanto, ser desonesto e dizer que aceitas o acordo, receber a oferta do clube mas não vender o jogador, e ficar à espera de ofertas ainda maiores. Isto não é batota, nem corres o risco de seres banido se fizeres isto; a culpa é do treinador que fez a proposta, que sabia que havia esse risco.
    • Anuncia os jogadores nos subfóruns adequados, como o Inglês e o Português. Assim os jogadores terão mais visibilidade e há mais hipóteses de receberes boas ofertas. No entanto, lê com atenção as regras de cada fórum para evitar que o teu tópico seja apagado.
  • Quando compras jogadores
    Comprar jogadores não é tão simples como parece. Podes ter que esperar muito até encontrar "aquele" jogador. Ao início podes ter dificuldade em avaliar a verdeira qualidade ou valor de um jogador. Recomendo/aviso o seguinte:
    • Precisas de um olheiro antes de poder comprar um jogador. O número de jogadores que podes tentar comprar ao mesmo tempo depende da qualidade do olheiro. O máximo possível é 11, quando o olheiro estiver a 100%.
    • Nunca podes fazer uma oferta que exceda o dinheiro que tenhas em conta.
    • Se a tua equipa já tiver 35 jogadores ou mais, não podes fazer ofertas por jogadores. Terás que vender (ou despedir) alguns antes.
    • Para fazer uma oferta por um jogador, tens que pelo menos igualar o que o clube pede, e se já houver alguma oferta pelo jogador, tens que a subir em pelo menos 5%.
    • Quando decidires comprar um jogador, vê em Equipa :arrow: Transferências :arrow: Vista Geral por quanto jogadores de idade/qualidade/posição semelhante estão a ser vendidos.
    • Evita jogadores agressivos. Quanto maior a agressividade de um jogador, mais provável é que venha a receber cartões durante os jogos
    • Evita jogadores velhos. A partir dos 30 anos (33 para os guarda-redes) os jogadores começam a ter um pior desempenho nos jogos
    • Procura jogadores com valores elevados nos atributos principais e no atributo secreto (ajuda sobre atributo secreto no tópico Ajuda: Jogadores)
    • Tenta contactar o vendedor, perguntando por quanto está disposto a vender o jogador imediatamente a ti. Podes conseguir um valor mais baixo do que incialmente esperavas.
    Podes contratar dois tipos de jogadores:
    • Os que estão sob contrato de um clube
      Quando um jogador está sob contrato, o clube vendedor tem alguma palavra em decidir quando e a que equipa venderá o jogador.
    • Os que estão livres de contrato
      Um jogador livre de contrato ficará na lista de transferências durante 2 dias, sendo que qualquer equipa lhe pode oferecer um contrato. O jogador rumará durante a simulação das 03h00 à equipa que lhe fez a melhor oferta. Muitos treinadores fazem ofertas a jogadores livres. O que siginifica que a melhor oferta nestes casos costuma ser sempre muito elevada. Por isso não aconselho que tentes contratar jogadores livres.

Afinal, quando é que um jogador é "automaticamente vendido"? E como é que um clube pode escolher a quem vender um jogador?
Quando colocas um jogador na lista de transferências, este tem que lá ficar pelo menos 48 horas antes de poder ser vendido. Por exemplo, se colocares um jogador na lista às 15h00 de dia 16, só depois da simulação das 17h00 do dia 18 o poderias vender. No entanto, qualquer clube pode colocar uma oferta durante este período.

Passados esses dois dias, o jogador tem um período-base de quatro dias em que ficará na lista de transferências e poderá ser vendido. Vamos supor que tens um jogador na lista e recebeste três ofertas, respectivamente de 3, 4 e 5 Milhões de Euros. Enquanto o jogador estiver na lista, tens duas opções:
  • Esperar um pouco, para ver se vêm melhores ofertas (opção sensata)
  • Vender o jogador (opção que normalmente só se coloca se estiveres desesperado por vender o jogador, como em casos em que esteja a custar um salário muito elevado). E aqui podes escolher entre vender à melhor oferta (para o clube) ou deixar o jogador escolher o clube que lhe oferece o melhor contrato (o que é obviamente uma má escolha, uma vez que o jogador pode não escolher o clube que fez a melhor oferta para ti).
Normalmente, passados esses quatro dias, se nada fizeres, o jogador será vendido automaticamente à melhor oferta. Neste exemplo, o jogador será vendido durante a simulação das 03h00 do dia 23. Se, no entanto, o jogador tiver recebido alguma oferta durante as 24 horas anteriores, será apenas vendido no dia seguinte. Isto é para evitar alguém fazer login às 02h30 e comprar vários jogadores.

Um jogador pode ser retirado da lista de transferências a qualquer altura, desde que ainda não tenhas recebido nenhuma oferta pelo jogador. No entanto, retirar um jogador da lista fá-lo perder cerca de 30% da moral.


Nota ainda que qualquer transferência (compra ou venda, excepto de jogadores livres) faz decrescer o espírito de equipa em 5%.


Espero que isto tenha ajudado um pouco.

© SirLee da Comunidade Inglesa
Post Reply

Return to “Tudo sobre o SP / Questões (pt)”