Os jogadores são avaliados com base em atributos numéricos. A seguinte imagem é um exemplo de perfil de um jogador:
Vamos analisar a imagem. Na caixa do topo temos o seguinte:
- Posição - indica a abreviatura da posição do jogador. As abreviaturas usadas são as seguintes:
- GK: Guarda-Redes
- LB: Defesa esquerdo
- CB: Defesa central
- SW: Líbero
- RB: Defesa direito
- LM: Médio esquerdo
- CM: Médio centro
- RM: Médio direito
- LF: Avançado (extremo) esquerdo
- CF: Avançado centro
- RF: Avançado (extremo) direito
- Pé - indica se o jogador é dextro ou canhoto. Não tem utilidade prática.
- Peso - outra indicação que não tem utilidade prática
- Aniversário - indica a próxima data de aniversário do jogador. No SoccerProject um ano (época) tem a duração de 63 dias (9 semanas)
- Idade - isto já tem alguma importância. A idade de um jogador espelha-se no seguinte:
- No desempenho: jogadores têm o seu "pico de forma" nas idades entre 20 e 30 anos (23 e 33 para guarda-redes). Fora desse intervalo não jogarão tão bem
- Na forma física: em cada dia, durante a simulação das 03h00 (hora de Portugal Continental), cada jogador recupera um pouco. Jogadores dos 21 aos 28 anos recuperam 15%; jogadores mais novos que 21 anos, e os entre 29 e 32 anos recuperam apenas 10%; jogadores com mais de 33 anos recuperam apenas 5%.
- Forma - o desempenho de um jogador durante um jogo é dado num valor numérico. O "recorde" anda por volta de 77, mas valores tão elevados só ocorrem em jogadores quase perfeitos. Os valores aqui apresentados são os desempenhos nos últimos 5 jogos.
- Altura - também não tem utilidade prática
- Melhor desempenho - o melhor desempenho que o jogador conseguiu na sua carreira.
- Número de jogos
- Número de golos
- Número de cartões amarelos
- Número de cartões vermelhos
- Número de lesões
- Clube - o clube que o jogador representa actualmente
- Troféus - troféus principais (Ligas e Taças SP) que o jogador tenha ganho serão indicadas aqui
- Forma física - a condição física do jogador actualmente. Quanto melhor esteja fisicamente, melhor jogará. Quanto pior esteja, maior é a probabilidade de sofrer uma lesão. Não recomendo utilizar jogadores com forma física inferior a 85%. Um jogador recupera forma física todos os dias, como já referi.
- Rating geral - qualidade geral do jogador. Explicarei mais em baixo exactamente como esta é calculada.
- Moral - estado de espírito do jogador. Quanto maior a sua moral, melhor o jogador jogará. Um jogdor ganha moral se jogar, e perde se não jogar. Um jogador não perde moral se estiver lesionado. Se tiveres jogadores com fraca moral considera utilizá-los no(s) próximo(s) jogo(s).
- Agressividade - quanto mais agressivo for um jogador, maior é a probabilidade de receber um cartão durante um jogo. Aqui o atributo aparece numa barra vermelha. Isto significa que é fixo (nunca será alterado). A barra também poderá ficar vermelha quando um atributo estiver maximizado (já lá vamos).
- Experiência - quanto mais jogar, mais experiência um jogador acumula. Um jogador ganha experiência da seguinte forma:
- 16 jogos amigáveis = 1% de experiência <=> 1 jogo amigável = 0,0625% de experiência
- 8 jogos de taças amigáveis = 1% de experiência <=> 1 jogo de taça amigável = 0,125% de epxeriência
- 4 jogos da Liga/Taça SP = 1% de epxeriência <=> 1 jogo da Liga/Taça SP = 0,25% de experiência
- Resistência, Velocidade, Controle de Bola, Jogo de Cabeça, Remate, Desarme e Força (o nome e ordem dos atributos pode variar consoante a posição do jogador) - são atributos simples
- Passe e Criatividade - são atributos principais. Têm mais influência no cálculo do Rating Geral
Mas então, como é que se calcula exactamente o Rating Geral de um jogador?
Para calcular um rating geral, tem-se em conta os seguintes atributos:
- Moral
- Experiência
- os atributos "simples"
- os atributos "principais"
- o atributo secreto
Cada jogador tem um atributo que não está visível no seu perfil, mas que influencia directamente o seu rating geral (e consequentemente o seu desempenho nos jogos).
Os programadores do SPMT decifraram o algoritmo e o seu programa consegue calcular o atributo secreto de qualquer jogador.
Há ainda um segundo atributo secreto, não quantificado, que é "tendência a lesão". Quanto maior este atributo, mais provável é que o jogador sofra lesões. Uma vista de olhos pelo número de lesões que o jogador já teve ao longo da carreira pode dar uma estimativa deste atributo.
Voltando ao Rating Geral...
Este é calculado da seguinte forma:
(Moral + Experiência + Resistência + Velocidade + Controle de Bola + Jogo de Cabeça + Remate + Desarme + Força + 2xPasse + 2xCriatividade + 2xAtributo Secreto) ÷ 15
O nome e ordem dos atributos em itálico varia consoante a posição do jogador.
E o que quer dizer ao certo que um atributo está "maximizado"?
Todos os jogadores têm, quando são criados, um limite pré-estabelecido para cada atributo. Isto significa que, não importa quanto treines, ele nunca passará desse valor. Quando um jogador atinge esse nível, a barra correspondente fica vermelha (mas só nos jogadores da tua equipa; é impossível ver que atributos estão maximizados se o jogador não te pertence)
Contratos
Tens jogadores na equipa porque estes assinaram um contrato. No máximo, um contrato poderá ter a duração de 3 épocas. Podes ver quanto tempo cada jogador tem no seu contrato acedendo a Equipa Jogadores Contratos.
Quanto aos jogadores da tua equipa, gerir contratos é fácil. Ignora-os completamente até veres uma alteração no ícone do menu vertical. Este indica quantos contratos têm menos de 20 dias de duração. Até o contrato expirar terás que oferecer um novo contrato a esses jogadores (se os quiseres manter, claro).
O seguinte aplica-se quer a jogadores que já façam parte da tua equipa, quer a jogadores que estejas a tentar comprar:
Um contrato contém seis parâmetros:
- Salário: este valor será pago após cada jogo da Liga ou Taça SP, independentemente de o jogador ter participado ou não. Num jogo amigável pagarás apenas 25% deste valor, até um máximo de €300. Exemplo:
- O jogador tem salário €1.000. Num amigável pagas 25% x €1.000 = €250
- O jogador tem salário €2.000. Num amigável pagarias 25% x €2.000 = €500, mas como existe o limite pagas apenas €300.
- Bónus de vitória: pagarás este valor se ele participar num jogo em que a equipa tenha ganho
- Bónus de assinatura: um valor que pagas automaticamente ao jogador aquando da assinatura do contrato. Pode ajudar a dimiuir o salário.
- Duração: 1, 2 ou 3 anos. Quanto mais longo for o contrato, menor salário irá exigir o jogador.
- Carro / Casa: por €900/mês podes oferecer uma casa ou carro ao jogador. Serve também para ajudar a baixar o salário.
- Rating geral até 49%: €240
- Rating geral de 50%: €250
- Rating geral de 60%: €700
- Rating geral de 70%: €2.100
- Rating geral de 80%: €6.000
- Rating geral de 90%: €18.000
Dicas para poupar nos salários
- Se a tua equipa for recente, deverás estar a pagar um salário de €300 por jogador, o que significa um total de €6.900 por jogo da Liga ou Taça, ou pelo menos €207.000 por época. No entanto, podemos reduzir drasticamente este valor.
Dirige-te ao menu de contratos (Equipa Jogadores Contratos) e oferece novos salários a todos os jogadores, com três anos de duração. A não ser que os jogadores já tenham 50% ou mais de rating, aceitarão uma redução salarial (dependendo do tempo que lhes resta no contrato actual e da sua moral, poderão aceitar até uma redução de 50%). - Virás a contratar jogadores. No entanto, é possível que estes aceitassem uma oferta inferior à que lhes fizeste. Por isso tenta novamente este truque, propondo um novo contrato (com duração de 3 anos). Não perdes nada em tentar.
- Eventualmente os contratos estarão para expirar e aí verás um aviso, como já referi. Normalmente os jogadores exigirão um aumento salarial (pois já melhoraram, quanto mais não seja, na experiência). Por isso espera até o jogador ter apenas um dia restante no salário, para que ele jogue o máximo tempo possível com um salário mais baixo.
© SirLee da Comunidade Inglesa