Ajuda: Estádio

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Zé da Silva
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Ajuda: Estádio

Post by Zé da Silva »

A tua equipa tem que jogar em algum lado. Esta secção vai dar algumas dicas sobre o estádio.
  • Relvado
    Após um jogo, o estado do relvado decresce um pouco. Se jogares muitos jogos num curto espaço de tempo, o relvado pode chegar a tal mau estado, que pode nem haver condições para se jogar, e perderás automaticamente os jogos por 5-0.

    Também há uma componente que faz o estado do relvado decrescer se tiver sido utilizado durante demasiado tempo.

    Em caso de emergência, instala o relvado de "apenas relva natural". Em 1 dia, estará como novo. Depois, podes instalar a "combinação HiTech de relva natural e artificial". É mais cara, mas corres menos o risco de sofrer quebras repentinas do estado do relvado.
  • Capacidade
    A quantidade de adeptos que o estádio pode acolher é bastante importante. Vê o número de adeptos que tens, e se estiveres constantemente a encher o estádio, considera aumentar a sua capacidade para receber mais receitas de bilheteira
  • Estacionamento
    É importante que os adeptos tenham lugar para deixar o carro por perto. Deverás ter um número de lugares de estacionamento que corresponda a pelo menos 35% da capacidade do estádio. Caso contrário, os adeptos poderão ficar descontentes e não virão ao estádio.
  • Lavabos
    Também deverás ter lavabos suficientes para os adeptos, ou estes deixarão de vir ao estádio. O valor recomendado é pelo menos 1% da capacidade do estádio.
  • Iluminação
    Não há um valor exacto para quando terás que melhorar o sistema de iluminação do estádio. Convém dar um olhinho de vez em quando. Há quatro tipos de sistemas: Nenhum, Fraco, Moderado e Forte. Quando chegares ao último, é impossível melhorar.
  • Bares
    Outro factor a ter em conta para evitar que os adeptos fiquem de fora dos jogos. Convém ter pelo menos 0,5% do número de adeptos que o estádio comporta.
  • Ecrã
    Aqui também não se pode estabelecer uma fronteira que indique quando se deve fazer um upgrade do ecrã. Terás que ir visitando este espaço e ver se os adeptos se mantêm satisfeitos. Há quatro tipos de ecrã: Manual, Eléctrico, LedWall e VideoWall. Quando chegares ao último, é impossível melhorar.
  • Centro de Formação
    A qualidade do centro de formação não afecta a satisfação dos adeptos. Podes não ter um centro, se não quiseres. No entanto, é do melhor interesse da equipa que tenhas um, para poder promover jogadores da academia ao plantel principal (evitas ter que comprar jogadores). Para receberes jogadores jovens, precisas também de um coordenador de formação. Para os melhores resultados, convém que esteja com um rating de 100%.
    Há quatro tipos de centro de formação:
    • Nenhum - e neste caso não tens centro, não receberás jogadores
    • Simples - receberás um jogador a cada 60 dias
    • Profissional - receberás um jogador a cada 30 dias
    • Hiper Moderno - receberás um jogador a cada 20 dias
    Note-se que o jogador apenas chegará à equipa principal se for considerado suficientemente bom pelo coordenador. Caso contrário não receberás o jogador no fim do período.
  • Preço dos bilhetes
    Se tiveres os bilhetes demasiado caros, poucos adeptos virão ao estádio. Se tiveres os bilhetes muito baratos, encherás o estádio, mas será que compesa? O que será mais vantajoso? Depende das características de cada jogo, como a satisfação dos adeptos no momento, da qualidade do adversário (mais adeptos virão ver o primeiro classificado do que o último) e do estado do tempo (com sol terás mais adeptos que com neve). O programa SPMT ajuda a calcular a situação ideal.
  • Placares publicitários
    Mais detalhes sobre placares publicitários no tópico Ajuda: Orçamento.

    Aqui indico apenas que o número de placares publicitários depende da capacidade do estádio. Receberás 1 painel por cada 1000 lugares até 10.000 lugares. A partir daí receberás 1 painel por cada 2000 lugares. Funciona assim:

    4.000 lugares = 5 espaços para publicidade
    5.000 lugares = 5 espaços para publicidade
    6.000 lugares = 6 espaços para publicidade
    7.000 lugares = 7 espaços para publicidade
    8.000 lugares = 8 espaços para publicidade
    9.000 lugares = 9 espaços para publicidade
    10.000 lugares = 10 espaços para publicidade
    11.000 lugares = 10 espaços para publicidade
    12.000 lugares = 11 espaços para publicidade
    13.000 lugares = 11 espaços para publicidade
    14.000 lugares = 12 espaços para publicidade
    16.000 lugares = 13 espaços para publicidade
    18.000 lugares = 14 espaços para publicidade
    ...

    ...nunca sendo possível ter mais que 30 espaços.
  • Despesas de Manutenção
    As despesas de manutenção do estádio (bares, lavabos, etc...) serão pagas após cada jogo em casa, de acordo com a seguinte fórmula:
    Custo total de manutenção =

    (Número de Lugares no Estádio) / 100 + Número de Lugares de Estacionamento) / 100 + Número de Lavabos + (Qualidade das Luzes x 50) [ver abaixo] + (Número de Bares x 25) + (Qualidade dos Marcadores x 20) [ver abaixo]


    Qualidade das Luzes
    Nenhuma: 0
    Fraca: 1
    Média: 2
    Forte: 3

    Por exemplo, se tiveres quatro luzes fortes gastas 4x(3x50) = €600 por cada jogo em casa
    Se tiveres uma luz média e três fracas gastas 2x50 + 3x(1x50) = €250 por cada jogo em casa


    Qualidade do Marcador
    Manual: 1
    Eléctrico: 2
    LedWall: 3
    VideoWall: 4

    (o sistema de cálculo é semelhante ao das luzes)

    Um exemplo completo:
    • 7.000 lugares
    • 2.650 lugares de estacionamento
    • 95 lavabos
    • 4 luzes de nível Médio
    • 30 bares
    • 1 marcador Manual e 1 marcador electrónico
    <=>

    (7000/100) + (2650/100) + 95 + 4x(2x50) + 30x25 + 1x(1x20) + 1x(2x20)

    <=>

    70 + 26,5 + 95 + 400 + 750 + 20 + 40 = €1.401 (o valor é arredondado para baixo)


    As despesas com o centro de formação serão pagas semanalmente (a cada segunda-feira), de acordo com a seguinte escala:
    • Não tendo centro: €0
    • Centro Simples: €5.000
    • Centro Profissional: €10.000
    • Centro Hiper Moderno: €20.000
  • Partição Image
    A partição é o meio de distribuir os bilhetes disponíveis pelos adeptos da equipa da casa e a visitante. Podes escolher atribuir entre 5% e 15% dos bilhetes à equipa adversária. O objectivo é fazer com que o maior número de adeptos possível (de ambas as equipas) venha ao estádio, para arrecadares maior receita. É o número total de adeptos, e não só o número de adeptos da casa, que define as receitas.

    Por exemplo, supondo que o teu estádio tem capacidade para 10.000 espectadores. Uma partição de 90-10 significa que 90% dos bilhetes (ou seja, 9.000) serão vendidos a adeptos da tua equipa, enquanto que os restantes serão vendidos ao adversário.

    Jogos amigáveis não costumam atrair muitos adeptos. Por isso, o melhor será dar ao adversário a maior porção possível, ou seja, 15%, para que eles tragam um maior número de adeptos.

    Nos jogos da Liga e da Taça, um pouco de Matemática não faz mal a ninguém. Primeiro tenta calcular quantos adeptos do teu próprio clube virão ao estádio, para vender os bilhetes "contadinhos", e poder dar mais ao adversário, para encher mais o estádio. Este cálculo é feito com a ajuda do SPMT, no menu "Estádio". Inseres dados como o número de adeptos, satisfação, etc... Outro factor que influencia o número de espectadores é o estado do tempo - mas infelizmente não dá para vê-lo antes do jogo.

    Suponhamos agora que o SPMT diz que consegues trazer 9.274 espectadores do teu clube. Mantendo o estádio com capacidade para dez mil, isto significa que consegues encher (9274 ÷ 10000) 92,74% do estádio com adeptos teus. Para arredondar, digamos 92%. Não vale a pena colocar um valor superior porque provavelmente acabarias por não vender os bilhetes extra. O adversário deverá ficar com os restantes bilhetes, neste caso os 8%.

    Como tal, deverás fazer a partição em 92%-8%, para obter o melhor encaixe financeiro.
Espero que isto tenha ajudado um pouco.

© SirLee da Comunidade Inglesa
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